sábado, 26 de outubro de 2019

-QCast #14 - Super Nintendo

Gravação: 26/10/19
Participação: Gerson, Maurício, Wilton, e Felipe

Correções do Pod

O Satellaview na verdade não era um periférico que conectava à internet, e sim a uma rede própria da Nintendo, que era transmitida via canal próprio por satélite pelas TV's pagas no Japão. Entre os conteúdos, eram passados jogos que as pessoas baixavam para o console e gravavam no cartucho especial do periférico. Geralmente os jogos tinham continuação no dia seguinte. Se perdesse o programa, não conseguia mais jogar o jogo em questão. Além do Satellaview, você precisava da assinatura de TV paga, e um acessório pra ligar o vídeogame ao aparelho dessa TV a Cabo. Além disso, precisava pagar a parte a assinatura do canal diretamente para a Nintendo.

Japão

Super Famicom (1990)

EUA

Super Set / Super Nes / Super Nintendo (1991)

UE

Super Nintendo (1992)

Austrália

Super Nintendo (1992)

Brasil

Super Set / Super Nes / Super Nintendo (1993)
Super Nintendo New (1998)

A Nintendo chegou no Brasil de forma informal em 1989, quando chega o Master System de forma oficial no Brasil. Na época eram produzidos clones do Famicom/NES. Entre as empresas que mais produziam esses consoles, estava a Gradiente, CCE, e Dynacom, todas já concorrentes na época dos atariclones.

Na década de 1990, haviam pressões governamentais para que a Gradiente lançasse o Game Boy (febre no mundo na época) no Brasil, mas a mesma não tinha o capital necessário para essa jornada. Em 1993, a empresa fecha uma parceria com a famosa produtora de brinquedos brasileiros, Estrela, e forma a Playtronic. No mesmo ano, traz o Super Nintendo para o Brasil.

Inicialmente ele veio com o nome de Super Set, em cima de um dos nomes americanos do NES (Action Set). Ao longo do ano de 1993, foi trocando seu nome, até chegar ao Super Nintendo, nome que se tornou oficial do video game no Brasil.

Apenas no ano seguinte que o NES (lançado como Action Set), chega ao Brasil. Acredito que tenham tido outras versões do NES no mesmo ano chamadas Action Nes, e Nintendo. Em todo o caso, ficou conhecido no Brasil como Nintendinho.

O Super Nintendo foi produzido de 1993 até 1997 no Brasil, quando foi substituído pelo Super Nintendo Baby, aqui chamado de Super Nintendo New. Apesar do nome, ele não era uma versão pequena do console, e sim uma versão mais moderna e com contornos arredondados, diferente da versão interior que era quadrada. Esse segundo console nacional foi fabricado até 2000.

A Playtronic deixou de existir em 1996, quando a Estrela se retirou da parceria. Então a Gradiente ficou a frente das distribuições dos consoles no Brasil. O último lançamento da Playtronic foi o NES em 1994.

De 1996 em diante, a Gradiente trouxe não só os consoles de Nintendo 64 (lançado no mesmo ano no Brasil), como também de Super Nintendo. Em 2002, lança o Game Cube no Brasil, o último console da Nintendo a ser lançado pela Gradiente. Após isso, a parceria da empresa com a Nintendo se rompe.

Em 2011, quem distribui os consoles e jogos da Nintendo no Brasil é a Gaming do Brasil. A mesma deixa de distribuí-los em 2015, por decisão da Nintendo. Eles lançam no Brasil o Nintendo 3DS em 2011, e o Nintendo Wii U em 2013.

Em 2017, a NC Games começa a distribuir produtos Nintendo no Brasil, começando pelo Nintendo Switch.

A marca Playtronic é comprada em 2016, e a mesma atua na produção de jogos para IPhone, comercializados no Google Play.

Acessórios

Satellaview, que era um console instalado a baixo do Super Famicom, muito semelhante ao Sega CD, e lançado em 1995, para dar suporte a rede ao video game. Também vinha um cartucho para a funcionabilidade do periférico. Esse cartucho vinha com o nome de BS-X (Broadcast Satellaview-X), que era a abreviação de um outro nome dado ao periférico. Ele permitia navegar na rede, ler revistas e ouvir música, além de download de jogos da Nintendo para o console.

Super NES Mouse, um mouse semelhante ao de PC lançado em 1992, para jogos como Mario Paint. Super Game Boy, adaptador que permitia jogar jogos do portátil no console. Super Scope, uma pistola para jogos de tiro sem fio.

BatterUP, um bastão sensorial para jogos esportivos. Era usado principalmente com jogos de Baseball. Era compatível apenas com 9 jogos.

Miracle Piano Teaching System, era um teclado para ser usado em alguns consoles, entre eles o SNES. Ele vinha com um cartucho que ensinava técnicas de como aprender a tocar piano. Foi comercializado principalmente por computadores, como Apple Macintosh, Amiga, e MS-DOS PC, além do Mega Drive.

Barcode Battler Interface, era um adaptador e mini-game lançados pela Epoch, e que tinham parceria com a Nintendo, produzindo jogos para o console, e alguns desses precisavam desses equipamentos. Consistia-se do BB Interface, que ligava no segundo controle do console, e o Card Battle System, ligado a esse periférico. O Card, tinha um leitor de códigos, que geravam números, que por sua vez eram usados nos jogos em questão.

Curiosidades

Nos 3 anos de Playtronic, elas apenas produziram um jogo, chama Super Copa, que foi feito em cima do jogo Tony Meola's Sidekicks Soccer.

A Sony foi parceira da Nintendo, produzindo o chip sonoro do SNES, superior a todos os consoles de 16 bits da época. Em 1992, Sony e Nintendo chegaram a desenvolver um acessório pra fazer o SNES ter suporte a jogos de CD, mas não foi lançado. O mesmo com o futuro Play Station da Sony-Nintendo que ia ser um console de plataforma unicamente de CD. Dizem que a parceria não foi a frente, porque a Sony queria também direito sobre os jogos lançados para o aparelho. O projeto do Play Station surgiu em 1993.

O SNES CD, ia ser uma adaptação de um drive de CD-ROM a baixo do SNES, idêntico ao Sega CD. A Sega, possivelmente copia a ideia pouco tempo depois.

Logo em seguida a Sony lança o Playstation, e teve que mudar seu nome, juntando as duas palavras, pois a Nintendo a notificou por usar uma marca criada por ela. Foi até a resolução desse programa que existiu o termo PSX, outro nome com o qual o console também foi muito conhecido.

A Sony foi uma das que trouxeram o CD-ROM ao mercado em 1985, junto com a Philips, desenvolvendo a tecnologia, como também avançados chips sonoros. A empresa se tornou uma das pioneiras no segmento de som no mundo.

Mais tarde, com a elaboração do Nintendo 64, a Nintendo não quis um console de CD, pois não queria pagar direitos a sua antiga rival e atual parceira, a Sony, que tinha direitos sobre essa tecnologia. Com o lançamento do GameCube, a Nintendo se rendeu ao CD-ROM, nesse caso a versão pequena da mídia.

O chip de som da Sony possibilitava que fosse colocado músicas cantadas no jogo, sendo o primeiro vídeogame da história a disponibilizar essa função.

Jogos

Além de jogos das personagens e franquias continuados no console, como Mário Bros, Donkey Kong, Zelda, Mega Man, Final Fantasy, Metroid, Contra, Castlevania, Bomberman, e outros, temos as franquia iniciados do SNES. Entre elas Star Fox, Street Fighter II, DBZ Super Butouden, Mortal Kombat, Final Fight, Dragon Quest, Top Gear, Fatal Fury, Gradius, Breath of Fire, Earthworm Jim, entre outros.

Além disso, temos os títulos que marcaram o console, como Sunset Riders, Chrono Trigger, Tiny Toons, Killer Instinct, X-Men: Mutant Apocalypse, Rock n' Roll Racing, Super Mário World, Super Mario RPG, Donkey Kong Jr., Donkey Kong Country, Kirby's Dream Land 3, Fatal Fury 2, Mega Man X3, Kirby's Adventure, Out of This World, Flashback, Bust-A-Move, Jungle Strike, Illusion of Gaia, Aladdin, Bust-A-Move, Super Ghouls n' Ghosts, Yoshii Island, Super Mario Kart, Mario Paint, Super Bomberman, Gradius III, NBA Jam, Super Mario All-Stars, Final Fantasy VI, Super Metroid, DBZ: Hyper Dimension, DBZ: Chou Saiya Densetsu, Mortal Kombat 2, Final Fight, entre outros.

Jogos Traduzidos

A Lenda de Zelda: Um Elo com o Passado, Aladdin, Alien 3, Animaniacs, As Férias Assombradas do Gaguinho, Barbie Super Model, Batman Forever, Battletoads, Boogerman, Bubsy Daffy Duck: Marvin Missions, Donkey Kong Country 1, 2, 3, Doom, Fatal Fury, Fifa Soccer 96, Fifa Soccer 97, Final Fight 2, Indiana Jones, International Superstar Soccer, International Superstar Soccer Deluxe, Judge Dredd, Jungle Strike, Jurassic Park, Jurassic Park - Part 2, Killer Instinct, Kirby's (todos), Ligeirinho - Los Gatos Bandidos, Megaman X, Megaman X2, Mortal Kombat 1, 2, 3, NBA Jam, NBA Jam Tournament Edition, NBA Live 97, Rock 'N Roll Racing, Rocky Rodent, Samurai Shodown, Scooby Doo Mystery, Rei Leao (Lion King), Pinochio, Pitfall, Pernalonga - Rabbit Rampage, Sim City, Spider Man (todos), Star Fox, Stargate, Street Fighter II - The World Warrior, Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha 2, Super Mario All-Stars, Super Mario Kart, Super Mario RPG, Super Mario World, Super Mario World 2: Yoshi's Island, Super Mario All-Stars + Super Mario World - 5 em 1, Super Metroid, Taz-Man, Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, Terminator 2 - Judgment Day, Terminator 2 - The Arcade Game, The Aero Acro-Bat, The Aero Acro-Bat 2, Tom and Jerry, Top Gear 2, Vortex, X-Men: Mutant Apocalypse

Jogos Novos

2016: Sydney Hunter and the Caverns of Death (Também para NES), e Socks The Cat
2017: Unholy Night, Star Fox 2,
2018: Return of Double Dragon, Little Medusa

Vários dos jogos desenvolvidos com arrecadação e propaganda pelo site
www.kickstarter.com.

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