sexta-feira, 27 de setembro de 2019

-QCast #12 - Master System

Gravação: 26/09/19
Participação: Gerson, Maurício, e Wilton


Correção do Pod

O 3DO era da Panasonic, e não da Gradiente.

Japão

Sega Mark I - SG-1000 (1983)
Sega Mark II - SG-1000 II (1984)
Sega Mark III (1985)
Master System (1989)

Os 2 primeiros foram um fracasso, e o terceiro veio com mais potência para concorrer com o Famicom. O que inviabilizou o vídeo game, foi o monopólio da Nintendo com todas as produtoras de jogos do país. O monopólio da Nintendo começou a cair no final dos anos de 1980, por conta do PC Engine, que chegou em 1987.

Parou de ser produzido no JP em 1989.

EUA

Master System (1986)
Master System II (1990)

O console foi lançado em 1986 nos EUA, e pouco tempo depois seus direitos de comercialização são vendidos pra Tonka. A Sega recupera o Master nos EUA em 1990, e lança no mesmo ano o Master System II no país. O console parou de ser produzido nos EUA em 91.

UE

Master System (1987)
Master System II (1990)

Na Europa, o Master chegou em 1987. Por lá o vídeo game teve suporte até o ano de 1996.

Brasil

Master System (1989)
Master System II (1991)
Master System 3D (1991)
Master System III Compact (1992/1993/1998)
Master System Super Compact (1993)
Master System Super Girl (1993)
Master System III Collection (2002)
Master System III Collection (2004)
Master System III Collection (2005)
Master System III Collection (2006)
Master System III Collection (2007)
Master System III (2008)
Master System III Evolution (2011)
Master System® Plug & Play (2018)
Master System® Portátil (2018)

O Sega Mark é lançado nos EUA em 1986 como Master System, e no Brasil em 1989 com o mesmo nome. A versão II do aparelho lançada em 1991, vinha com 1 jogo na memória. O designer era igual do I.

No mesmo ano também é lançado o Master System 3D, que é o Master System 1, só que com óculos 3D, pistola, e 3 cartuchos, sendo um deles tridimensional.

A versão III Compact, lançada em 1993, era inspirada no Master System II lançado nos EUA e na Europa. Era uma versão compacta, e vinha com Alex Kidd na memória.

A quarta versão do Master no Brasil era o Super Compact, lançada em 1993, que não permitia fitas, vinha com mais de 160 jogos na memória, era sem fio, se conectava a TV por meio de antena, e o joystick era o próprio aparelho.

No mesmo ano, também foi lançado o Master System Super Girl, que era o Super Compact para meninas. A diferença é que vinha o jogo da Mônica na caixa, mas os jogos eram os mesmos da primeira versão Super Compact.

O Super Compact não ficou mais do que 1 ano sendo vendido, e a TecToy volta a colocar o modelo Compact III a venda, em 1994, dessa vez com  Sonic na memória. Houve outras versões com Mônica, e Super Futebol II na memória. Não fazia sucesso consoles aonde não podiam se colocar fitas.

Em 1999, ela relança pela terceira vez o Master System III Compact, só que dessa vez com Sonic na memória, acompanhado de 20 cartuchos.

Em 2002, a TecToy funde o Master System III e o Super Compact, chamado Master System III Collection, que vem com fio, com controle de 3 botões, com 74 jogos na memória, mas sem entrada pra cartucho. A partir daí, abole o uso de fita, e começa a usar jogos na memória.

Em 2004, lançam o Collection com 105, em 2005 o Collection com 112 jogos, em 2006 o Collection com 120 jogos, e em 2007 o Collection com 131 jogos.

A partir de 2008, eles criam um novo designer pro console, e mantêm os 131 jogos na memória da última versão, console esse agora chamado apenas de Master System 3.

Em 2011, lançam a segunda versão do console, até então, chamado Master System Evolution, uma versão inspirada no console de 2008. O console vinha com 132 jogos na memória.

Em 2018, lança um controle com 40 jogos na memória, que pode ser ligado em qualquer periférico. Essa foi a a última versão do vídeo game lançada.

Também no mesmo ano, lança o Master System® Portátil, também com 40 jogos na memória. Na ocasião estava lançando vários portáteis, como do Mega Drive e Atari.

Dizem que a TecToy lançou 45 modelos do console no Brasil, mas nas minhas contas foram 13 versões, algumas delas sendo lançadas mais de 1 vez.

TecToy

A TecToy foi criada em 1988 para vender brinquedos. No Brasil, vendeu a pistola do anime Zillion, que bateu o record de vendas do Japão.

Em 1991, a TecToy já dominava 70% do mercado BR, com 400 mil unidades do Master vendidas, e 100 mil do Mega. Em segundo lugar estava a Gradiente com o Phantom System.

A empresa foi criada por Daniel Dazcal, ao lado de Stefano Arnhold e Leo Kryss. Stefano Arnhold era da Mattel e depois da Sharp, Daniel Dazcal da Sharp, e Leo Kryss era da Evadim.

Sua primeira parceria com a Sega foi em 1988, para o lançamento da pistola Zillion. A TecToy também trouxe o jogo para a TV, estreando na Globo, e depois passando em horário nobre na Gazeta.

Com a experiência da Sega com a Tonka (5ª maior empresa de brinquedos dos EUA, e que tinha comprado a 3ª maior empresa do ramo no país, a Parker) distribuindo seus vídeo games nos EUA a partir de 1988, o receio de ter a TecToy no Brasil exercendo esse mesmo papel era grande. Isso acontecia, porque na época a Tonka conseguiu fazer com que pouco mais de 1,86 milhão de famílias
tivessem o console nos EUA, concorrendo com o número de 33 milhões de famílias que tinham o NES. Isso nem podia se chamar de concorrência.

Em 1989, os representantes da Sega chegam ao Brasil e são recebidos com um grande evento proporcionado pela Gradiente, que queria lançar o Master no Brasil. O que mudou tudo isso, foi a sinceridade de Leo Kryss aos mandatários da empresa. Ele disse que para a Gradiente o console ficaria em segundo plano, dada a relevância da empresa e seus produtos no mercado. E que a TecToy por ser pequena, iria se dedicar todo o esforço ao produto. E assim foi lançado em Agosto de 1989 o vídeo game no Brasil.

Além do conhecimento técnico dos fundadores da TecToy, com placas e semelhantes, também havia a experiência de Stefano na Mattel, quando foi lançada pela mesma o Intellevision.

A TecToy foi a primeira empresa fora do Japão a produzir consoles da Sega, e o exemplo aqui visto, serviu de base para a parceria com a Coreia do Sul através da Samsung, países igualmente protecionista como o Brasil, na época, ou seja, que era avesso a importações, mas incentivador de produção própria.

A TecToy, por exemplo, produzia seus vídeo games na Zona Franca de Manaus, que também produzia seus produtos com custos menores do que em qualquer outra parte do Brasil.

A TecToy também representou a Sega no Mercosul, com sede em Buenos Aires e Monte Videl. Distribuíam pra toda a América Latina, com exceção do México e Porto Rico.

A TecToy também foi pioneira em dar dicas de jogos, começou com a Hotline, e posteriormente com o Master Clube (depois Sega Clube).

Master Dicas (depois Sega Dicas), foi um programete de 1 minuto semanal na Rede Globo antes da novela Malhação, que dava dica de jogos. Teve tanto sucesso na época, que as pessoas gravam e vendiam as fitas com as dicas.

A TecToy, pode ter sido a criadora dos video games com fontes internas no mundo. Isso porque em 1993, a empresa brigou com a Sega para lançar o Master System sem fio. A alegação da Sega era de que a fonte interna aqueceria o vídeo game, o que se constatou falso. 1 ano depois o Sega Saturn é lançado com fonte interna. A desculpa? De que essa tecnologia já havia sido descoberta por ele há algum tempo. Mas na ocasião ela era ruim. Há uma desconfiança de Estefano sobre essa questão.

A TecToy produziu diversos jogos brasileiros, e alguns até estrangeiros para a própria Sega. Também repassou pra Sega jogos convertidos do Game Gear para o Master, conversão essa que era algo exclusivo do Brasil.

TecToy Mobile

A TecToy Mobile foi uma divisão da TecToy criada em 2006, para criar jogos para celular. A ideia foi levada a Sega, que aprovou, e permitiu que seus jogos fossem convertidos para Java.

Além da Sega, convertei e adaptou jogos de empresas como, Bandai, Electronic Arts, Taito, iD software, Eidos, Activision, THQ, Com2US, entre outras.

Entre os jogos classicos convertidos, tivemos Outrun, Puyo-Puyo, Double Dragon, Afterburner 2, Golden Axe, Sonic 1, Virtua Fighter, Wonderboy, entre outros.

A empresa fez jogos para as plataformas Android, iPhone, Java, Blackberry, Redes Sociais, Realidade Virtual, Windows Mobile, Nintendo DS, Zeebo, e outros.

Seus estúdios eram em Campinas, e foram criados por André Penha e Rafael Nanya.Também firmaram em sua inauguração, parceria com a antiga Level Up Games, que produziam jogos online de MMORPG. A parceria acaba com a Level Up Games em 2010. Já o estúdio em Campinas é vendido para a Zeebo em 2011. Após isso, os estúdios se transferiram para a capital paulista.

Entre os jogos originais lançados pela divisão, estão Chiaroscuro: O Jogo, 24 Jack Bauer, 2048 Master, 3 in 1 Solitaire, Foosball Cup World, Freestyle Motocros IV Pro, Double Slide Mahjong Amazonka, Alien Assault, As Meninas Super Poderosas, Ben 10 Omniverse, Bubble Revolution, Air Racing, Rock and Rumble Boxing, Zombie Cruise, Extreme Air Snowboarding, California Gold Rush, Border War Face Off, Beach Games 12 Pack, Montanha Russa Subterranea 3D, Agent Smith Waterfront, Fantasy Warrior Legend, Gorilla Rampage, Bodyguard, entre outros.

Curiosidades

Foi o terceiro vídeo game a ter pistola, depois do Nintendo e o Odyssey.

Foi o primeiro a ter óculos 3D, mas com poucos jogos pra isso.

Jogos

http://blogtectoy.com.br/lembra-deles-todos-jogos-brasileiros-do-master-system-lancados-pela-tectoy/

franquias e jogos que começaram no Master: Paper Boy, Double Dragon, Out Run, Alex Kidd, Phantasy Star, Black Belt, California Games, Shinobi, Pit Fighter, Spider-Man vs. The Kingpin, After Burner, entre outros. Muitos desses sairam no Arcade primeiro.

O Sonic surgiu após o lançado para Mega Drive. Já o Sonic 2 veio antes do do Mega, 1 mês antes, e foi aonde apareceu o Tails pela primeira vez. Em Sonic Chaos, Tails apareceu pela primeira vez como personagem jogável.

A empresa adaptou animes para jogos e mudou seus nomes. Foi o caso de Alex Kidd, que era Anmitsu Hime, Black Belt, que era Hokuto no Ken.

Houveram vários jogos criados, hackeados, inspirados e clonados para o console. Criados, tivemos Férias Frustradas do Pica-Pau, Castelo Rá-Tim-Bum, Sítio do Picapau Amarelo, e outros. Hackeados, tivemos Mônica e Chapolin. Clonados, tivemos SF II e Streets of Rage. E inspirados, tivemos Sonic 1, por exemplo.

Em particular os hacks brasileiros, temos algumas curiosidades. Mônica no Castelo do Dragão foi criado em cima de Wonder Boy in Monster Land, Chapolim X Dracula: Um Duelo Assustador em cima de Ghost House, e Geraldinho em cima de Teddy Boy.

Foi pioneira em trazer jogos em PT-BR pro Brasil, como Phantasy Star.

Adaptadores

A Sega começava com o Master a criar seus famosos adaptadores. Seus jogos podiam ser executados tanto no Game Gear, quanto no Mega Drive.

Game Gear-Master System

Pelo portátil não ter decolado, a Tec Toy converteu vários de seus jogos para Master System, como Sonic Blast, Legend of Illusion, Virtua Fighter Animation, X-Men Mojo World, e outros.

O portátil foi lançado em 1991 no Brasil, e descontinuado em 1995. Nos EUA, reinou por 10 anos (1991-01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página